Também acredita nos sonhos?
Então seja bem vindo(a). Você faz parte desse blog.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO

Desde cedo somos colocados em diversas situações onde requer uma tomada de decisão. Com o passar do tempo, o que muda nessas decisões são as experiências vividas, o grau de conhecimento científico adquirido, a sabedoria para utilizar a razão e a intuição nas situações vivenciadas.
CHIAVENATO (1997) elucida ao definir decisão como “o processo de análise e escolha entre várias alternativas disponíveis do curso de ação que a pessoa deverá seguir”.
A tomada de decisão é tipicamente descrita como escolher entre algumas alternativas. Contudo, acredito que essa visão é muito simplista, pois o processo de decisão é tão abrangente indo além do ato de escolher entre alternativas. Decisão é uma ação tomada com base na apreciação de informações. São ações orientadas para determinado objetivo e alcance deste objetivo pode determinar a eficiência do processo de tomada de decisão.
Embora acredita-se que as melhores e eficientes decisões sejam tomadas puramente de forma racional, na prática não é isso que acontece. Geralmente, mesmo no âmbito empresarial, as decisões são tomadas com base na intuição (resultantes das experiências anteriores) juntamente com técnicas racionais. Decidir é adquirir uma posição diante do futuro.
Tomar decisão é uma prática cotidiana. Porém, com a pressão do tempo e a alta competitividade, muitas delas são baseadas apenas na intuição e no improviso. Dessa forma, o resultado nem sempre são satisfatórios e os erros se tornam cada vez mais constantes.
É necessário seguir etapas do processo de decisão para conseguir resultados gratificantes independentemente da ação tomada. (Elisângela Lomba - Pedagoga, Pós Graduanda em Gestão de Pessoas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário